NEWSROOM

NEWSROOM

Notícias e Informações sobre o mundo da Ciber(in)Segurança

Saiba quais foram as últimas Alertas de Vulnerabilidades e Falhas de Segurança

Kit pessoal de Cibersegurança

Dicas de boas práticas online para cidadãos.

O Centro Nacional de Cibersegurança lançou uma campanha, intitulada “a sua caixa de ciberferramentas”, com o objetivo de sensibilizar todos os cidadãos a adotarem melhores práticas de cibersegurança nas suas vidas. São 7 boas práticas lançadas pelo CNCS.

... e nós oferecemos mais 2.

1 - Informações pessoais por telefone

Nunca devemos dar qualquer informação pessoal, quer seja número de telefone, email, NIF, etc a pessoas desconhecidas pois eles podem usá-las para ataques, como phishing, spear phishing ou whale phishing, entre outros. Aqui devemos ter atenção à Engenharia social.

2 - Email: Links desconhecidos, mails promocionais e mail falsos

Nunca devemos abrir emails de fontes que não conhecemos, pois podem conter algum link ao algum ficheiro que, ao fazer o download e sua execução, poderá pôr em causa o nosso sistema e os nossos dados; Nunca devemos clicar nos links dos pop ups de publicidade que saltam no browser.

3 - Usar passwords seguras

Devemos sempre incluir números, caracteres especiais e letras maiúsculas e minúsculas, para que a password seja forte e difícil de ser descoberta ( use uma frase com 12 caracteres ou mais, sem termos óbvios); devemos também usar um sistema seguro de gestão de passwords e nunca guardá-las no browser.

4 - Autenticação de dois fatores

Para além da password, devemos ter em conta o uso de uma segunda fonte de autenticação como forma segura de autenticar a nossa identidade: No dispositivos móveis, podemos configurar o uso do touch-ID ou do Face-ID, de forma a validar que só nós é que validamos as aplicações; É recomendado usar uma aplicação de autenticação de 2 fatores, como por exemplo o authenticator da microsoft, ou da Google, para nos dar uma extra camada de segurança nos nosso acessos online.

5 - Redes Públicas e VPNs

Devemos ter sempre cuidado ao entrar em redes WiFi públicas, pois estas redes são geralmente sempre abertas, e são um paraíso para piratas informáticos: nunca usar para aceder a contas onlines ou de bancos; se possível, usar sempre uma VPN quando acedemos por estas redes.

6 - Plataformas de pagamento

Na altura de pagar devemos usar um meio seguro para o fazermos, verificando que usamos meios seguros e reconhecidos, como por exemplo o Mb Way ou o Paypal. Ter sempre a atenção se somos encaminhados para uma página de pagamento externa.

7 - Manter tudo atualizado

Devemos sempre manter o Sistema Operativo e as Aplicações sempre atualizadas na versão mais recente para uma melhor proteção, pois assim garantimos que são corrigidos os erros e falhas de segurança que podem pôr a nossa privacidade em causa:

8 - Uso de antivírus e firewall

Usar igualmente um antivírus original e licenciado para podermos usufruir de uma proteção completa ( vírus, ransomware e alguns têm já a opção de VPN), assim como uma boa firewall que irá fazer de “parede” contra acessos não autorizados à sua rede.

9 - A desinformação como arma

É importante que as informações que obtenha sejam de fontes fidedignas e nunca partilhe conteúdos que não sejam provenientes de plataformas de confiança.

Fonte: cncs.gov.pt