NEWSROOM

NEWSROOM

Notícias e Informações sobre o mundo da Ciber (in)Segurança

Saiba quais foram as últimas Alertas de Vulnerabilidades e Falhas de Segurança

DSL vs Ethernet vs Fiber

Hoje em dia, o acesso à internet tornou-se praticamente como um direito de cada um. E quanto mais rápido for esse acesso, melhor!

Existem três formas diferentes de distribuição de internet. São elas:

DSL

- Abreviação de Digital Subscriber Line; é das mais antigas usadas para receber e enviar dados por meio de linhas telefônicas de cobre. Permite a ligação telefónica e uma ligação à internet ao mesmo tempo. Dentro da DSL, podemos encontrar a SDSL, a linha de Assinante Digital Simétrica (velocidades iguais de upload e download) e ADSL (oferece uma velocidade de download maior que o upload).

Ethernet

- É a forma mais comum de distribuição de internet. Conecta todos os dispositivos pertencentes a uma estrutura de rede. Dos vários tipos de cabo Ethernet, os mais usados são CAT5, CAT5e, CAT6, CAT7 e CAT8. A diferença entre a CAT5 e a CAT8, são a velocidade de largura de banda suportada por cada tipo de cabo. Para uso doméstico, usa-se cabos de CAT6; já para empresas são usados os cabos CAT7 e CAT8.

Fibra òptica

- É um dos métodos mais novos no processo de distribuição de internet e dos mais rápidos, especialmente quando usados em longas distâncias. O cabo de fibra contém fios de vidro ou plástico dentro de uma caixa isolada, assim, os fios podem transportar dados através da luz dentro da linha. Existem dois tipos de cabos: SMF, fibra de modo único e MMF, fibra de modo múltiplo.

Então, como escolher entre os três?

Em termos de estrutura, os cabos DSL e de ethernet têm uma estrutura semelhante: são ambos construídos com cobre e usam um impulso elétrico para transferir dados. A DSL usa a entrada do telefone padrão enquanto que os cabos ethernet têm mais dois pares de fios de cobre que a DSL. Já o cabo de fibra óptica, fornece dados usando fibra (como mencionado atrás).

Em termos de velocidade, a fibra ótica ganha com uma velocidade de download e upload entre os 250Mbps e os 1000Mbps e não é afetada pela distância do ISP; em seguida temos a Ethernet com velocidades de download de 10Mbps a 500Mbps e de 5Mbps a 50Mbps de upload- com o desenvolvimento do Fast Gigabit, pode ir até 100Mbps; Por último temos a DSL, com velocidades mais lenta e a depender dos ISP´s; pode variar entre 1Mbps a 100Mbps.

Em termos de segurança, o DSL fornece uma linha dedicada, portanto, segura; os cabos Ethernet são vulneráveis à interferência eletromagnética e são fáceis de serem interceptados no nível hardware. Já os cabos fibra, não são susceptíveis a EMI e RFI, tornando-os mais seguros dos três.

Em termos de custo, varia de acordo com as necessidades de implementação. Aqui já entra o custo do cabo, taxas de instalação e ativação. A fibra óptica é o mais caro pois é uma instalação mais complicada. Como a infraestrutura de cabo Ethernet é mais cara que o telefone, a instalação do cabo ethernet vai custar mais em comparação com o DSL.